top of page

Pé Plano Valgo - Artrorrise


Pé plano valgo é uma doença que acomete o pé de crianças e adulto. Existem diversas causas para o seu surgimento que podem, ou não, ser relacionadas ao desenvolvimento, a algum grau de frouxidão ligamentar individual ou ainda serem disfuncionais, com relação à perda parcial ou total de atividades de tendões, articulações ou ligamentos. Suas repercussões clínicas é que indicarão o melhor caminho a ser seguido, ou por um especialista em pé, ou por um ortopedista generalista. O tema "pé plano" não é abrangência deste post, mas apenas um tipo de abordagem cirurgica. Em resumo, o tratamento do verdadeiro pé plano varia desde a simples observação clínica ao uso de técnicas mais complexas de correção operatória.

O pé plano é chamado genericamente de pé chato.

O objetivo deste post é de apenas mostrar uma técnica em vídeo, geralmente indicada para pés planos redutíveis às manobras manuais ao exame ou atitude ortostática*. (1, 2). Este post tem como objetivo orientação pós consulta ou pré-operatória de educação e boa informação complementar a um paciente ou grupos de interesse..

*todas as indicações e contra indicações devem ser discutidas com seu cirurgião ortopédico de confiança; o autor não tem nenhum vínculo de trabalho com a empresa vinculada neste vídeo

1. Giannini BS, Ceccarelli F, Benedetti MG, Catani F, Faldini C. Surgical treatment of flexible flatfoot in children a four-year follow-up study. J Bone Joint Surg Am. 2001;83-A Suppl 2 Pt 2:73–9.

2. Metcalfe SA, Bowling FL, Reeves ND. Subtalar Joint Arthroereisis in the Management of Pediatric Flexible Flatfoot: A Critical Review of the Literature. Foot & Ankle International. 2011 Dec;32(12):1127–39.

Destaques
Posts Recentes
Archive
Search By Tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page